Existem vários
tipos de seres vivos que parasitam os humanos, causando doenças. Cada ser
provoca uma doença diferente, com características próprias. Geralmente, para
curar essas doenças, é preciso matar o parasita. No entanto, muitos dos danos
causados pelo parasita podem ser irreversíveis . Veja abaixo os principais seres que podem nos parasitar.
- Vermes achatados: pertencem ao grupo dos platelmintos. Entre as doenças provocadas por platelmintos estão a esquistossomose (ou barriga d’água), a teníase e a cisticercose.
- Vermes cilíndricos: pertencem ao grupo dos nematelmintos. Entre as doenças causadas pelos vermes cilíndricos estão a ascaridíase (lombriga), a ancilostomose (amarelão), a filariose (elefantíase) e a oxiurose.
- Protozoários: são seres microscópicos constituídos de apenas uma célula. As principais doenças causadas por protozoários são: amebíase, leishmaniose, doença de Chagas e malária.
- Bactérias: seres microscópicos que podem causar muitas doenças e infecções no homem. As doenças mais comuns causadas por bactérias são: tétano, tuberculose e cólera.
- Vírus: são parasitas obrigatórios, que não sobrevivem e nem conseguem se reproduzir sem parasitar um ser vivo. Existem diversas doenças causadas por vírus, entre elas a febre amarela, a raiva e a AIDS.
- Artrópodes: é o maior grupo entre os animais, contendo todas as espécies de insetos, aracnídeos, crustáceos e outros animais com patas articuladas. Existem algumas espécies de artrópodes que são ectoparasitas humanos, como os ácaros, carrapatos e piolhos.
Vocabulário:
Irreversível: que não se pode modificar.
Ectoparasita: ser que vive na parte exterior do hospedeiro.
oi prof aqui e o davi alves cade a foto da pulga
ResponderExcluiroi prof aqui e o davi alves cade a foto da pulga
ResponderExcluir