segunda-feira, 13 de junho de 2016

Conhecendo um pouco mais: parasitas do ser humano



O inseto Triatoma, ou “barbeiro”, pica as pessoas, geralmente à noite, e elimina na ferida da pele as fezes com o parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

 
        Existem vários tipos de seres vivos que parasitam os humanos, causando doenças. Cada ser provoca uma doença diferente, com características próprias. Geralmente, para curar essas doenças, é preciso matar o parasita. No entanto, muitos dos danos causados pelo parasita podem ser irreversíveis . Veja abaixo os principais seres que podem nos parasitar.
  • Vermes achatados: pertencem ao grupo dos platelmintos. Entre as doenças provocadas por platelmintos estão a esquistossomose (ou barriga d’água), a teníase e a cisticercose.
  • Vermes cilíndricos: pertencem ao grupo dos nematelmintos. Entre as doenças causadas pelos vermes cilíndricos estão a ascaridíase (lombriga), a ancilostomose (amarelão), a filariose (elefantíase) e a oxiurose.
  • Protozoários: são seres microscópicos constituídos de apenas uma célula. As principais doenças causadas por protozoários são: amebíase, leishmaniose, doença de Chagas e malária.
  • Bactérias: seres microscópicos que podem causar muitas doenças e infecções no homem. As doenças mais comuns causadas por bactérias são: tétano, tuberculose e cólera.
  • Vírus: são parasitas obrigatórios, que não sobrevivem e nem conseguem se reproduzir sem parasitar um ser vivo. Existem diversas doenças causadas por vírus, entre elas a febre amarela, a raiva e a AIDS.
  • Artrópodes: é o maior grupo entre os animais, contendo todas as espécies de insetos, aracnídeos, crustáceos e outros animais com patas articuladas. Existem algumas espécies de artrópodes que são ectoparasitas humanos, como os ácaros, carrapatos e piolhos.

Vocabulário: 
Irreversível:  que não se pode modificar.
Ectoparasita:  ser que vive na parte exterior do hospedeiro.

2 comentários:

Aula remota em estilo country

Nossa última aula de julho aconteceu em alto estilo! Com direito à trilha sonora e coreografia, assim aconteceu a nossa aula remota. Confira...