quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O terrário como modelo de ecossistema

Da montagem do terrário às observações no laboratório, o 4º ano pôde reconhecer nesta atividade prática as relações entre os seres vivos e não vivos e compreender as modificações dessas relações no ambiente.

Cada aluno contribuiu acrescentando elementos vivos e não vivos. Entre os seres vivos: grama, muda de flor, planta rasteira, alpiste, formigas, uma pequena aranha (do banheiro...), lagarta de alface, e quem diria... uma barata! Aconteceu que a barata fugiu pelo buraquinho do plástico e nem conheceu o terrário, ufa!

Até o minhocuçu trazido por Vitória enriqueceu as nossas aulas de Ciências, quando compartilhamos que é muito usado como isca para a pesca. 

Vale acrescentar que de bichinho o minhocuçu não tem nada, porque é uma minhoca gigante que pode medir mais de um metro de comprimento. Até o próprio nome do animal faz referência a seu tamanho, pois "açu", em língua indígena, significa “grande”. Então, minhocuçu significa “minhoca grande”.
  
O minhocuçu, assim como sua parenta - a minhoca - tem o corpo dividido em anéis. Por isso, pertence ao grupo dos anelídeos. Os animais desse grupo são hermafroditas, o que significa que cada bicho é, ao mesmo tempo, macho e fêmea. No acasalamento, cada ovo formado pode gerar de dois a três filhotes, que já nascem com aproximadamente quinze centímetros.

























Sem dúvida essa foi uma rica experiência! Valeu, 4º B!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula remota em estilo country

Nossa última aula de julho aconteceu em alto estilo! Com direito à trilha sonora e coreografia, assim aconteceu a nossa aula remota. Confira...