domingo, 22 de outubro de 2017

Prepare-se bem para as primeiras provas da 3ª etapa!

Resultado de imagem para studying for test

Nesta semana terá início a realização das primeiras provas da 3ª etapa.

Um tempo precioso para cada aluno(a) estudar com empenho, dedicação e qualidade é uma atitude que faz a diferença. Evite deixar para o último dia a preparação para as avaliações.

Fique atento(a) aos roteiros de estudo a seguir e conheça algumas dicas para obter um ótimo desempenho escolar!


Roteiro de Estudo para a 1ª Atividade Avaliativa de Língua Portuguesa da 3ª etapa.
4º ano A e B
Data da Avaliação: 25/10/2017

O QUE ESTUDAR ?
DEVERÁ SER CAPAZ DE ?
PODE ESTUDAR EM ?
·         Conteúdo 1:
 Interpretação de textos
·         Conteúdo 2:
Ortografia – oso/osa; -isar/izar.
·         Conteúdo 3:
Advérbio e sua classificação.

·         Conteúdo 4:
O uso correto de Mas e Mais.

·     LER, compreender e interpretar texto narrativo.
·     LOCALIZAR informações explícitas no texto.
·     INFERIR uma informação implícita em um texto.
·     ESCREVER corretamente as palavras com oso/ osa/ isar/ izar.
·     IDENTIFICAR e CLASSIFICAR os advérbios.
·     SEPARAR corretamente as palavras em sílabas;
·     CLASSIFICAR as palavras quanto a sua tonicidade;
·     APLICAR adequadamente o uso das palavras Mas e Mais nas frases.
·             Caderno / folhas xerocadas.
·             Livro didatico páginas:  170 e 171, 211 a 216, 237 a 239, 267 e 268, 274 e 275, 277 e 278.
CABE A TODOS ZELAR PELO DIREITO DE APRENDER


Roteiro de Estudo para a Atividade Avaliativa de Matemática



                     4º ano A e B                                


 Data da Avaliação: 26/10/2017

O QUE ESTUDAR ?
DEVERÁ SER CAPAZ DE ?
PODE ESTUDAR EM ?
Conteúdo 1: Fração de quantidade.

Conteúdo 2: Multiplicação por números de dois algarismos.

Conteúdo 3: Divisor com dois algarismos.

Conteúdo 4: Simetria.

Conteúdo 5: Comparação de números decimais.

Conteúdo 6: Operações envolvendo números decimais – adição, subtração, multiplicação, quociente decimal.

Conteúdo 7: Figuras geométricas - Poliedros e Polígonos.

Conteúdo 8: Medidas de tempo, capacidade e valor.

Conteúdo 9: Tabelas.

Conteúdo 10: Divisão por 10, 100 e 1 000.

Resolução de problemas.
·     CALCULAR frações de quantidades.
·     RESOLVER problemas que envolvam as quatro operações.
·     EFETUAR divisões por 10, 100 e 1 000.
·     IDENTIFICAR, DISTINGUIR e CLASSIFICAR figuras geométricas.
·     IDENTIFICAR figuras que apresentam simetria em relação a um eixo.
·     IDENTIFICAR as figuras geométricas que compõem os poliedros.
·     COMPARAR números decimais.
·     EFETUAR operações envolvendo números decimais.
·     ASSOCIAR números decimais a medidas de capacidade e valor.
·     ESTABELECER a correspondência entre unidades de medida de capacidade e tempo.
·     DESENVOLVER estratégias de cálculo com medida de valor.
·     INTERPRETAR tabelas.
·     RESOLVER problemas baseados em tabelas.
·             Livro didático, páginas: 82, 83, 118, 141, 153, 154, 165, 167, 176,  178, 183, 194, 195, 196, 201, 202, 208, 210, 224, 225, 232, 233, 234, 238, 239, 240, 245, 269, 275, 276 e 277.

·             Caderno.

·             Folhas xerocadas.

CABE A TODOS ZELAR PELO DIREITO DE APRENDER

 


Roteiro de Estudo para a Atividade Avaliativa de História



                     4º ano A e B                                


 Data da Avaliação: 31/10/2017

O QUE ESTUDAR ?
DEVERÁ SER CAPAZ DE ?
PODE ESTUDAR EM ?
Unidades 6, 7 e 8
Pecuária, vilas e cidades na Colônia
O Bandeirante e a busca por riquezas

Conteúdo 1: A ocupação da terra e os conflitos.

Conteúdo 2: O vaqueiro e a criação de gado.

Conteúdo 3: Os colonos e a fundação das vilas.

Conteúdo 4: Vilas coloniais: administração e cotidiano.

Conteúdo 5: Franceses no Brasil.

Conteúdo 6: Em direção ao interior.

Conteúdo 7: Os indígenas e as bandeiras.

Conteúdo 8: O cotidiano das Bandeiras.
·     EXPLICAR os conflitos entre indígenas e fazendeiros que ocorreram para a ocupação do teritório.
·     EXPLICITAR as disputas por terras entre indígenas e colonos.
·     DESCREVER e COMPARAR a prática da pecuária no período colonial e atual.
·     RELACIONAR a pecuária à ocupação do interior da atual Região Nordeste.
·     ENUMERAR as etapas do processo de desenvolvimento de cidades no Brasil.
·     IDENTIFICAR e DESCREVER os motivos de destaque da Vila de São Vicente no Brasil Colonial.
·     IDENTIFICAR os agentes sociais envolvidos nas vilas coloniais.
·     CARACTERIZAR as Câmaras Municipais.
·     RELATAR o contexto histórico relacionado aos povos indígenas, franceses e a colonização portuguesa.
·     DISTINGUIR entradas, bandeiras e monções.
·     LISTAR os objetivos das expedições bandeirantes.
·     IDENTIFICAR aspectos importantes da história de Ouro Preto.
·     RELACIONAR a história de Ouro Preto à História do Brasil.
·             Livro didático, páginas: 96 a 115, 120 a 123, 126 a 137.

·             Caderno (registros e atividades).

·             Pesquisas realizadas para desenvolver o  trabalho interdisciplinar: “Ouro Preto”.

·             Folhas xerocadas.

CABE A TODOS ZELAR PELO DIREITO DE APRENDER


Roteiro de Estudo para a 1ª Atividade Avaliativa de Ciências da 3ª etapa - 4º ano A e B                                

                     Data da Avaliação: 01 /11 /2017



O QUE ESTUDAR ?
DEVERÁ SER CAPAZ DE ?
PODE ESTUDAR EM ?
Unidade 6
·         Respiração, Circulação e Excreção.

Unidade 7
·         Energia e suas transformações.

·      LER, compreender e interpretar texto narrativo;
·     LOCALIZAR informações explícitas no texto;
·     INFERIR uma informação implícita em um texto;
·     COMPREENDER o funcionamento dos sistemas de : Respiração, Circulação e Excreção;
·     IDENTIFICAR os principais órgãos dos sistemas descritos acima.
·     RECONHECER os gases presentes na respiração;
·     CLASSIFICAR os vasos sanguíneos;
·     DIFERENCIAR os tipos de energias;
·     DESCREVER  as transformações das energias.
·             Livro didático, páginas: 90 a 111.

·             Folhas xerocadas.

·             Caderno.



CABE A TODOS ZELAR PELO DIREITO DE APRENDER



              

Roteiro de Estudo para a 1ªAtividade Avaliativa de Geografia

                     4º ano A e B                                
                     Data da Avaliação: 07/ 11 /2017
O QUE ESTUDAR ?
DEVERÁ SER CAPAZ DE ?
PODE ESTUDAR EM ?
Unidade 7
·         A vegetação do Brasil.

Unidade 8
·         Os recuros naturais do Brasil.

·      LER, compreender e interpretar texto narrativo.
·     LOCALIZAR informações explícitas no texto.
·     INFERIR uma informação implícita em um texto.
·     CARACTERIZAR os tipos de vegetação;  
·     LER e INTERPRETAR mapa;
·     RELACIONAR clima e vegetação;
·     IDENTIFICAR recursos naturais;
·     DIFERENCIAR recursos renováveis e não renováveis;
·     IDENTIFICAR os recursos vegetais, minerais e hídricos;
·     COMPREENDER o que significa extrativismo;
·     COMPREENDER que a ação do homem, altera a vegetação.
·             Caderno;
·             Folhas xerocadas;
·             Livro didático páginas: 100 a 129.

CABE A TODOS ZELAR PELO DIREITO DE APRENDER



Resultado de imagem para boy and girl studying 
** DICAS IMPORTANTES NA HORA DE ESTUDAR **

 
Veja a lista de orientações para fazer do seu momento de estudo um momento de aprendizagem prazerosa. Assim você aprende melhor e tem tempo para outras atividades.

  •  Desenvolva bons hábitos de estudo:
Durante as aulas, quando o professor explica, tome notas do que lhe parece importante.  Realize todas as leituras indicadas pelos professores. Preste atenção quando o professor explica a matéria. Use o dicionário para verificar aquelas palavras que você não sabe escrever muito bem, ou que não sabe o significado. Deixe para mais tarde a conversa com seu (sua) colega do lado quando está nas aulas. Sublinhe com lápis de cor o que lê e que acha mais importante. Faça resumos da matéria que precisa rever para as avaliações. Use um símbolo para lembrar que deve esclarecer com o professor, na aula, um assunto que tenha entendido mal.

  • Local para o estudo:
Escolha um local bem ventilado, iluminado e isolado dos barulhos da rua, TV, etc. Utilize uma mesa, proporcional à altura da cadeira e à sua própria altura. Evite levar lanche (ou restos dele) para a mesa de estudo.

  • Cuidados na hora de assentar:
 Você já reparou a sua posição na hora de estudar? Pois fique sabendo que sentar do jeito certo pode ajudar nos momentos de estudo e na realização dos deveres de casa contribuindo para melhorar a atenção e concentração.

  • Movimentação do corpo:
 Mexa-se! A cada hora de estudo, levante e dê uma volta por uns 10 minutos. Vale também se espreguiçar, alongar-se e girar os ombros para relaxar.

  • Material a ser usado:
Encher a mesa de estudo com material desnecessário é um erro, pois, além de reduzir o espaço, poderá ser um estímulo à distração.

  • Cuide do tempo de estudo:
Organize seu tempo de estudo de acordo com a dificuldade das disciplinas. Busque estabelecer um horário fixo para o seu tempo de estudo, pelo menos duas horas diárias e tente cumpri-lo corretamente.
  • Interrupções durante a atividade:
Converse com o pessoal de casa e peça para que, se possível, não o(a) interrompam  (para atender telefone ou campainha, por exemplo) durante o tempo que prevê como necessário, quando vai estudar. 

Preste atenção às informações acima e coloque-as em prática. Você verá como será muito mais fácil e produtivo estudar!
Acredito no seu sucesso.

Um abraço de sua professora.
 

4 comentários:

Aula remota em estilo country

Nossa última aula de julho aconteceu em alto estilo! Com direito à trilha sonora e coreografia, assim aconteceu a nossa aula remota. Confira...